COORDENAÇÃO MOTORA - BII


A coordenação motora diz respeito à capacidade do cérebro de equilibrar os movimentos do corpo, mais especificamente dos músculos e das articulações. A mesma pode ser analisada em crianças e se constatada sua deficiência pode-se recorrer a práticas que estimulem sua melhoria, como é o caso das atividades físicas que fazem com que a criança estimule o cérebro para que este equilibre seus movimentos.

 A coordenação motora tem sua importância ao longo da vida de cada um de nós, sobretudo nos domínios psicomotores e cognitivos. Para que o organismo aprenda e não se sinta inseguro, ele tem primeiro de ser capaz, por meio de uma adequação energética própria, de ampliar e inibir estímulos, processar informações e agir. Sem o domínio postural, o cérebro não aprende, a motricidade não se desenvolve e a atividade simbólica fica erroneamente afetada.



 A coordenação motora na criança é estimulada desde cedo, mesmo que involuntariamente. No simples ato de pegar um brinquedo a criança está desenvolvendo a sua motricidade. Trabalhar a motricidade, tanto fina como ampla, é algo muito importante em todos os níveis da Educação Infantil. O desenvolvimento motor é um processo sequencial e contínuo relacionado à idade, pelo qual o comportamento motor se modifica, portanto, o educador deve trabalhar a motricidade porque é algo fundamental para desenvolver todos os níveis da criança.
 PROFESSORAS - CRISTIANE, ROSANA E VIVIANE
AUXILIARES - BRUNA, ELISIANE E FERNADA


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