COORDENAÇÃO MOTORA - BII
A
coordenação motora diz respeito à capacidade do cérebro de
equilibrar os movimentos do corpo, mais especificamente dos músculos
e das articulações. A mesma pode ser analisada em crianças e se
constatada sua deficiência pode-se recorrer a práticas que
estimulem sua melhoria, como é o caso das atividades físicas que
fazem com que a criança estimule o cérebro para que este equilibre
seus movimentos.
A
coordenação motora tem sua importância ao longo da vida de cada um
de nós, sobretudo nos domínios psicomotores e cognitivos. Para que
o organismo aprenda e não se sinta inseguro, ele tem primeiro de ser
capaz, por meio de uma adequação energética própria, de ampliar e
inibir estímulos, processar informações e agir. Sem o domínio
postural, o cérebro não aprende, a motricidade não se desenvolve e
a atividade simbólica fica erroneamente afetada.
A
coordenação motora na criança é estimulada desde cedo, mesmo que
involuntariamente. No simples ato de pegar um brinquedo a criança
está desenvolvendo a sua motricidade. Trabalhar a motricidade, tanto
fina como ampla, é algo muito importante em todos os níveis da
Educação Infantil. O desenvolvimento motor é um processo
sequencial e contínuo relacionado à idade, pelo qual o
comportamento motor se modifica, portanto, o educador deve trabalhar
a motricidade porque é algo fundamental para desenvolver
todos os níveis da criança.
PROFESSORAS - CRISTIANE, ROSANA E VIVIANE
AUXILIARES - BRUNA, ELISIANE E FERNADA
Comentários
Postar um comentário