MUITO ALÉM DE BRINCADEIRAS NO PARQUE, UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM
Na
Educação Infantil, a capacidade de brincar, de explorar, de
movimentar-se e de fazer descobertas se desenvolve na medida em que
acreditamos que o papel do educador e da escola é proporcionar às
crianças o contato com determinados conteúdos da cultura lúdica e
corporal, estimulando-as à exploração dos espaços e à interação
com outras crianças. Entre
os muitos espaços a serem explorados, um destaque especial para o
“parque”, que durante muito tempo esteve associado, apenas, à
necessidade da criança de extravasar energia e equivocadamente foi
subutilizado no processo de criação, desenvolvimento e planejamento
pedagógico. Brincar no parque é muito mais do que
“simplesmente brincar”… Nele é possível construir,
explorar, escalar, subir, pular, encontrar desafios, buscar soluções… Ao
se movimentar a criança explora o espaço físico e desenvolve o
raciocínio, a memória, a imaginação, a linguagem, a consciência
corporal, a criatividade, a liderança, a cooperação, além de
lidar com diversas emoções como o medo, a frustração, a
ansiedade.
Berçário II.
Comentários
Postar um comentário