MUITO ALÉM DE BRINCADEIRAS NO PARQUE, UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM


Na Educação Infantil, a capacidade de brincar, de explorar, de movimentar-se e de fazer descobertas se desenvolve na medida em que acreditamos que o papel do educador e da escola é proporcionar às crianças o contato com determinados conteúdos da cultura lúdica e corporal, estimulando-as à exploração dos espaços e à interação com outras crianças. Entre os muitos espaços a serem explorados, um destaque especial para o “parque”, que durante muito tempo esteve associado, apenas, à necessidade da criança de extravasar energia e equivocadamente foi subutilizado no processo de criação, desenvolvimento e planejamento pedagógico. Brincar no parque é muito mais do que “simplesmente brincar”…  Nele é possível construir, explorar, escalar, subir, pular, encontrar desafios, buscar soluções… Ao se movimentar a criança explora o espaço físico e desenvolve o raciocínio, a memória, a imaginação, a linguagem, a consciência corporal, a criatividade, a liderança, a cooperação, além de lidar com diversas emoções como o medo, a frustração, a ansiedade.
Berçário II.

































 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRADECIMENTO

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS MATERNAL II

Berçário I