AS BRINCADEIRAS NA INFÂNCIA
Brincar
é uma experiência de cultura importante não apenas nos primeiros
anos da infância, mas durante todo o percurso de vida de qualquer
ser humano. As crianças brincam, isso é o que as caracteriza
(Kramer, 2007). Para ilustrar essa afirmação, devemos atentar que
mesmo antes do brincar com os objetos, vem o brincar consigo mesmo e
com as pessoas. O brincar com o corpo é descoberta. As primeiras
brincadeiras do bebê estão relacionadas à descoberta do eu
corporal: lidar com o seu corpo é uma grande e importante
brincadeira das crianças (Machado, 2003). O brincar alimenta-se das
referências e do acervo cultural a que as crianças têm acesso, bem
como das experiências que elas têm (Borba, 2007).As
brincadeiras, tanto as lúdicas quanto as educativas, têm um
importante impacto para o desenvolvimento saudável e para a vida
psíquica das crianças, uma vez que a ajudam a desenvolver
habilidades cognitivas, físicas, sócio-afetivas e morais, além de
auxiliar a estruturar suas vidas emocionais. Por meio das
brincadeiras e de seus simbolismos, as crianças são capazes de
apreender e reelaborar o universo ao seu redor. Também desenvolvem
uma vida imaginária mais rica, podendo expressar e representar seus
sentimentos e ideias, por meio de metáforas e da fantasia, brincando
com temas próprios de sua realidade psíquica. Além disso, as
brincadeiras funcionam como atividade prazerosa em si mesma e que
leva a satisfação e realização pessoal.
O brincar é um importante
processo psicológico, fonte de desenvolvimento e aprendizagem. Ele
envolve complexos processos de articulação entre o já dado e o
novo, entre a experiência, a memória e a imaginação, entre a
realidade e a fantasia, sendo marcado como uma forma particular de
relação com o mundo, distanciando-se da realidade da vida comum,
ainda que nela referenciada. A brincadeira é de fundamental
importância para o desenvolvimento infantil, na medida em que a
criança pode transformar e produzir novos significados. O brincar
não só requer muitas aprendizagens como também constitui um espaço
de aprendizagem.
BERÇÁRIO II
Professoras: Rosana e Viviane
Auxiliares: Luana, Graziela e Marilete.
Comentários
Postar um comentário