BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE
É
importante permitir que a criança tenha tempo e espaço para brincar
livremente. Montar demonstrar, multiplicar seus brinquedos
comercializados ou feitos com sucata como: potes, caixas, tampas etc.
O jogo simbólico ou faz de contas, permite a criança recriar sua
realidade repensando e resinificando o mundo real. Dessa maneira ela
se desenvolve de uma maneira saudável favorecendo a socialização,
a interação consigo mesmo e com o outro.
Ao
brincar, as crianças exercitam muitas habilidades como: capacidade
de expressão verbal, e não verbal, linguagem, raciocínio,
pensamento abstrato, representação espacial, curiosidade,
objetividade, reflexão, flexibilidade, atenção, memoria, imitação,
criatividade, imaginação, além de melhorar os relacionamentos.
Vygotsky
deixa claro que o tema brincar na educação infantil tem sua origem
naquilo que à criança vive no seu dia a dia, nas relações com
seus pares e principalmente, nas relações com adultos. É uma
situação imaginária, um faz de conta criada pela criança, mas que
só pode ser criada por ela graças ao material abstraído nas
interações.
Professoras:
Viviane e Rosana
Auxiliares:
Marilete, Luana e Graziela.
Comentários
Postar um comentário