PROJETO LITERATURA FAMILIAR

E quem disse que elas não sabem ler???


                              

Como é gostoso ver que podemos incentivar o hábito da leitura desde muito cedo nas crianças...              

 Esse é o Arthur do Pré I


SACOLA ITINERANTE

Sabendo que a afetividade desempenha papel fundamental em todos os progressos que ocorrem no início da vida do ser humano, buscamos através deste projeto Literatura Familiar, contribuir de forma significativa na aprendizagem da criança, uma vez que o desenvolvimento vai ocorrendo por meio da relação que se estabelece entre a criança, as outras pessoas e o meio que está inserida.
Como educadora quero incentivar os pais a se interarem mais pelo desenvolvimento de seu filho (a), acreditando e oferecendo mais esta oportunidade de interação entre os membros da família.
Reconhecer a importância da Literatura Infantil e incentivar a formação do hábito de leitura em idade em que todos os hábitos se formam isto é na infância. Neste sentido a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. O ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o sair, o ficar, o pensar, o teatrar, o imaginar, o brincar, o ver o livro, o escrever, o querer ouvir de novo (a mesma história ou outra). Afinal tudo pode nascer dum texto (Abramovich, 1995, p.23).
Como diz Martins (1994, p.42) a criança tem maior facilidade que o adulto a se entregar a um livro, não tem vergonha de expor o que sente, vê necessidade de matar a sua curiosidade, explorar cada página a procura de um novo mundo repleto de fantasias, emoções e magia. Ao abrir as páginas coloridas de um livro que despertam o encantamento e o desejo de desvendar seus mistérios.
O livro torna-se para a criança uma fonte de prazer, um objeto especial de emoções, curiosidades, descobertas tornando-se motivo maior para a alfabetização, onde se concretiza o ato de ler (Valdez, Costa, 2007, Martins, 1994).
Busca-se também o prazer pela leitura, esta proporciona uma viagem ao mundo imaginário e do faz de conta onde se oportuniza a criança um momento mágico de alegria e descontração demonstrando através da história suas emoções e sentimentos.
Somente iremos formar crianças que gostam de ler e tenham uma relação prazerosa com a literatura se propiciarmos a elas, desde muito cedo um contato frequente e agradável com o livro e com o ato de ouvir e contar histórias (Craidy e Kaecher, 2001, p. 82).
Para que os filhos mantenham vivos dentro de si os valores que identificam sua família, faz-se necessário que tenham ao seu lado pai, mãe e adultos com que possam compartilhar valores e vivências, por isso contamos com seu apoio e dedicação relatando com palavras e fotos como foi esse momento de contação de histórias em família que pode ser único para vocês pais e seu filho (a).







                          








   




Comentários

  1. Projeto maravilhoso... a Nicoly amou trazer a sacola da leitura para casa. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Arthur ficou muito feliz em trazer a sacola da leitura para casa, adoramos esse momento. Parabéns pelo Projeto!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS MATERNAL II

AGRADECIMENTO

Berçário I