Experiências de aprendizagem: através das sensações


O desenvolvimento das crianças do Berçário II, se faz através de estimulação motora, cognitiva e emocional. Desta forma, precisamos estimula-las, explorando os cinco sentidos: tato, visão, paladar, olfato e audição.

Nessa fase as crianças estão descobrindo o mundo através das sensações e estímulos, este mundo é dominado pelas sensações trazidas pelo tato, visão, audição, paladar e olfato e todos estes momentos tem sabor de descoberta que podem ser enriquecidos pelo professor que criará espaços e desafios. 

Neste sentido todo o processo de estimulação visa a possibilitar a criança independência, auto estima, construindo autonomia e segurança para que ela possa enfrentar novas experiências que resultarão em seu crescimento e desenvolvimento.

Com base no RCNEI (1998, p.169) O contato com o mundo permite a criança construir conhecimentos práticos sobre seu entorno, relacionados a sua capacidade de perceber a existência de objetos, seres, formas, cores, sons, odores, de movimentar-se nos espaços e de manipular objetos.




















Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS MATERNAL II

AGRADECIMENTO

Berçário I