Fraiburgo, 12 a 30 de maio de 2014.

Projeto sobre Corpo,
Órgãos dos sentidos e sons.

OBJETIVO GERAL

Oportunizar o contato com diferentes sons, ritmos e melodias, explorando os movimentos e as sensações do corpo, através de ações pedagógicas, propiciando experiências táteis, visuais, sonoras, de gustativas e olfativas, possibilitando a criança um melhor desenvolvimento sensitivo e corpóreo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Desenvolver as diferentes funções do corpo humano estimulando através de atividades físicas e motoras a atenção, percepção, a linguagem oral, a coordenação, a lateralidade, criatividade, etc.

• Conhecer o corpo como criação de Deus e obra perfeita onde cada elemento é fundamental para que possamos viver em equilíbrio;

• Descobrir e identificar as partes do corpo humano, e suas capacidades de movimentos, funções e sentidos; 

• Reconhecer a importância de cuidar do nosso corpo através da higiene corporal e mental para o bem estar;

• Conhecer histórias e músicas referentes ao projeto;

·  Observar o outro nomeando semelhanças e diferenças;

·  Conscientizar sobre os cuidados e higiene do corpo para termos saúde;

·  Expressar sua criatividade em atividades de arte ampliando seu conhecimento de criação;

·  Ouvir e cantar canções, desenvolvendo memória musical, sentimentos e pensamentos;

·  Apropriar-se do mundo imaginário, através da literatura infantil, desenvolvendo a sensibilidade, afetividade e criatividade.


·   Conhecer, vivenciar e explorar os diversos tipos musicais, percebendo as variações de ritmo através do brincar e dançar.
Justificativa

Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando- se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido.
Todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade.
Ao trabalhar o corpo o professor, deve propor atividades práticas envolvendo o aluno onde ele possa observar o seu corpo no espelho e o do outro fazendo comparações, percebendo as semelhanças e diferenças existentes e assim ampliando seu conhecimento sobre o esquema corporal, também reconhecendo e diferenciado os órgãos dos sentidos e suas funções.
Ao aplicar este projeto, englobam-se também os sons, sendo estes produzidos pelo nosso corpo, pela natureza, pelos ritmos e melodias musicais, pois toda criança sente-se feliz cantando, brincando com entusiasmo, sacudindo seu corpo, braços e pernas, com isso, propicia-se momentos para a criança experimentar, criar sons, ritmos e movimentos.
Os sons que a criança houve é uma fonte importante de estímulos, equilíbrio, felicidade e autoestima para a criança, sendo considerado, principalmente o som musical um poderoso recurso educativo utilizado na educação infantil. Pois, através deste recurso utilizado a criança amplia seus conhecimentos, sendo que, através da música ela aprende a se desinibir, ouvir, amplia o vocabulário, o autocontrole, orientação espacial e temporal, a percepção de silencio auditivo e visual de maneira ativa e reflexiva. Além de ser um facilitador do processo aprendizagem.
Portanto, acredita-se que ao trabalhar com a Educação Infantil, deve-se criar um espaço lúdico e concreto onde as crianças construam a base inicial de sua personalidade. Esta base deve ser oferecida dentro do currículo da Educação Infantil.
A criança é um ser ativo em processo de construção, por isso cabe à escola criar espaços onde ela explore, pesquise e tire suas conclusões, adquira novas competências em relação ao seu corpo, as partes que o compõe e ao ambiente em que a criança está inserida e todos os estímulos sensoriais, afetivos e cognitivos que ela recebe.

ATIVIDADES

Ø  Cada aluno deitará em uma folha de papel pardo para que a professora contorne o perfil do seu corpo;
Ø  Todos irão levar para casa seus perfis contornados e com ajuda dos pais deverão completar a figura de seu corpo acrescentando detalhes que o identifiquem;
Ø  É interessante olhar no espelho, antes de levar seu perfil para casa, onde o aluno verá seu corpo inteiro e observando cada detalhe irá em casa ajudar a se desenhar;
Ø  Concluir com a montagem de um mural com os auto-retratos do tamanho natural das crianças;
Ø  Na “rodinha”: Num segundo momento o professor deve conversar de forma informal sobre cada parte do corpo: boca, nariz, orelhas, braços, mãos, tronco, pernas, pés...
Ø  Montar um livrinho dos órgãos dos sentidos;
Ø  Para que servem? – O professor deve provocar as crianças com esta pergunta para cada parte do corpo que for citada;
Ø  Deixar que os alunos se expressem livremente, fazendo as devidas colocações e orientações.
Ø  Ao fim da conversa sugerimos o trabalho com as músicas já bastante conhecidas em sala de aula, as quais as crianças adoram sobre o corpo;
Ø  Cantar músicas dramatizando-as;
Ø  Pedir que as crianças mostrem as partes do corpo em si e nos amigos;
Ø  Mostrar o menino e a menina no EVA para montar e desmontar as partes, pedir que indiquem as partes do corpo.
Ø  Com a música de relaxamento: Feche os olhos – Da Xuxa fazer ginástica e alongamento;
Ø  Conversar com as crianças: Se meu corpo falasse...
Ø  Ler de maneira lúdica e agradável um ou mais livros da coleção CORPIM de Ziraldo.
Ø  Comentar com os alunos o tema principal dos livros: As partes do corpo e seus
sentimentos, pensamentos, ações, ideais e planos futuros;
Ø  Propor aos alunos que imaginando a voz de cada parte do corpo respondam perguntas como: Se o nariz falasse, o que ele diria?
Ø  E o dente cariado? E os seus pés depois de você andar muito? E a barriga quando você come demais?
Ø  Após esta etapa, quando o grupo estiver bastante incentivado pedir que as crianças façam perguntas para as partes do corpo dos amigos;
Ø  Deixar que as crianças expressem suas ideias, pensamentos, elaborem suas frases, intervindo o menos possível – mas estimulando sempre, mostrando interesse na brincadeira;



Ø  Em um segundo momento o professor deve propor que a turma divida-se em grupos monte os quebra-cabeças das partes do corpo;
Ø  Deixar que os alunos montem e desmontem enquanto houver interesse;
Ø  É interessante apresentar um cartaz com as partes do corpo e deixar fixo na sala de aula. Montar bonecos articulados com as crianças, fazendo-as pintar, e deixar que brinquem a vontade por algum tempo.
Ø  Atividades que envolvam esquema corporal e órgãos dos sentidos;
Ø  Demostrar com a “boca portátil” como se faz a escovação dos dentes corretamente;
Ø  Demonstrar com uma boneca, como se faz a higiene pessoal;
Ø  Montar um painel com figuras de higiene pessoal;
Ø  Atividades com diferentes tipos de sons;
Ø  Atividades lúdicas: jogos, quebra-cabeças, brincadeiras, etc;
Ø  Dramatizar as músicas trabalhadas;
Ø  Ouvir diferentes sons e ritmos musicais;
Ø  Reconhecer e identificar os instrumentos musicais da bandinha;
Ø  Tocar os instrumentos musicais da bandinha;
Ø  Confecção de instrumentos musicais com material reciclável;
Ø  Convidar pessoas para tocar instrumentos musicais:
*      De sopro (Matheus Moura e Rodrigo dos Santos Lazzaretti: Clarinete e Bruno dos Santos Lazzaretti: Saxofone Alto);
*      De cordas percutíveis e teclado (Bárbara Bonetti Casagrande: Teclado);
*      De aerofone (Marinês Amorim: Acordeom);
*      De cordas (Claudinei de Oliveira e Kamile Darol de Oliveira e Karoline Darol de Oliveira: Violão)
Ø  Músicas e histórias diversas;
Ø  Desenhar e trocar os desenhos, ouvindo diferentes sons e ritmos músicas;
Ø  Atividades para reproduzir diferentes ritmos, força, velocidade, flexibilidade e equilíbrio;
Ø  Recorte;
Ø  Pintura;
Ø  Colagem;


























































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