Fraiburgo,
12 a 30 de maio de 2014.
Projeto sobre
Corpo,
Órgãos dos sentidos e sons.
OBJETIVO GERAL
Oportunizar
o contato com diferentes sons, ritmos e melodias, explorando os movimentos e as
sensações do corpo, através de ações pedagógicas, propiciando experiências
táteis, visuais, sonoras, de gustativas e olfativas, possibilitando a criança um
melhor desenvolvimento sensitivo e corpóreo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Desenvolver as diferentes funções do corpo humano
estimulando através de atividades físicas e motoras a atenção, percepção, a
linguagem oral, a coordenação, a lateralidade, criatividade, etc.
• Conhecer o corpo como criação de Deus e obra perfeita onde cada elemento é fundamental para que possamos viver em equilíbrio;
• Descobrir e identificar as partes do corpo humano, e suas capacidades de movimentos, funções e sentidos;
• Reconhecer a importância de cuidar do nosso corpo através da higiene corporal e mental para o bem estar;
• Conhecer histórias e músicas referentes ao projeto;
·
Observar o outro nomeando semelhanças e
diferenças;
·
Conscientizar sobre os cuidados e
higiene do corpo para termos saúde;
·
Expressar sua criatividade em
atividades de arte ampliando seu conhecimento de criação;
·
Ouvir e cantar canções,
desenvolvendo memória musical, sentimentos e pensamentos;
·
Apropriar-se do mundo imaginário,
através da literatura infantil, desenvolvendo a sensibilidade, afetividade e
criatividade.
·
Conhecer, vivenciar e
explorar os diversos tipos musicais, percebendo as variações de ritmo através do
brincar e dançar.
Justificativa
Este projeto tem o intuito do
conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de
higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as
comunidades, relacionando- se com outros seres e com todo o ambiente onde vive
e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos,
características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido.
Todo o trabalho que será desenvolvido
pelas crianças passa por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde,
limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação da
criança com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade.
Ao trabalhar o corpo o
professor, deve propor atividades práticas envolvendo o aluno onde ele possa
observar o seu corpo no espelho e o do outro fazendo comparações, percebendo as
semelhanças e diferenças existentes e assim ampliando seu conhecimento sobre o
esquema corporal, também reconhecendo e diferenciado os órgãos dos sentidos e
suas funções.
Ao aplicar este
projeto, englobam-se também os sons, sendo estes produzidos pelo nosso corpo,
pela natureza, pelos ritmos e melodias musicais, pois toda criança sente-se
feliz cantando, brincando com entusiasmo, sacudindo seu corpo, braços e pernas,
com isso, propicia-se momentos para a criança experimentar, criar sons, ritmos
e movimentos.
Os sons que a
criança houve é uma fonte importante de estímulos, equilíbrio, felicidade e
autoestima para a criança, sendo considerado, principalmente o som musical um
poderoso recurso educativo utilizado na educação infantil. Pois, através deste
recurso utilizado a criança amplia seus conhecimentos, sendo que, através da
música ela aprende a se desinibir, ouvir, amplia o vocabulário, o autocontrole,
orientação espacial e temporal, a percepção de silencio auditivo e visual de
maneira ativa e reflexiva. Além de ser um facilitador do processo aprendizagem.
Portanto,
acredita-se que ao trabalhar com a Educação Infantil, deve-se criar um espaço
lúdico e concreto onde as crianças construam a base inicial de sua
personalidade. Esta base deve ser oferecida dentro do currículo da Educação
Infantil.
A criança é um
ser ativo em processo de construção, por isso cabe à escola criar espaços onde
ela explore, pesquise e tire suas conclusões, adquira novas competências em
relação ao seu corpo, as partes que o compõe e ao ambiente em que a criança
está inserida e todos os estímulos sensoriais, afetivos e cognitivos que ela
recebe.
ATIVIDADES
Ø Cada aluno deitará em uma folha de
papel pardo para que a professora contorne o perfil do seu corpo;
Ø Todos irão levar para casa seus perfis
contornados e com ajuda dos pais deverão completar a figura de seu corpo
acrescentando detalhes que o identifiquem;
Ø É interessante olhar no espelho, antes
de levar seu perfil para casa, onde o aluno verá seu corpo inteiro e observando
cada detalhe irá em casa ajudar a se desenhar;
Ø Concluir com a montagem de um mural
com os auto-retratos do tamanho natural das crianças;
Ø Na “rodinha”: Num segundo momento o
professor deve conversar de forma informal sobre cada parte do corpo: boca,
nariz, orelhas, braços, mãos, tronco, pernas, pés...
Ø Montar um livrinho dos órgãos dos
sentidos;
Ø Para que servem? – O professor deve
provocar as crianças com esta pergunta para cada parte do corpo que for citada;
Ø Deixar que os alunos se expressem
livremente, fazendo as devidas colocações e orientações.
Ø Ao fim da conversa sugerimos o
trabalho com as músicas já bastante conhecidas em sala de aula, as quais as
crianças adoram sobre o corpo;
Ø Cantar músicas dramatizando-as;
Ø Pedir que as crianças mostrem as
partes do corpo em si e nos amigos;
Ø Mostrar o menino e a menina no EVA
para montar e desmontar as partes, pedir que indiquem as partes do corpo.
Ø Com a música de relaxamento: Feche os
olhos – Da Xuxa fazer ginástica e alongamento;
Ø Conversar com as crianças: Se meu
corpo falasse...
Ø Ler de maneira lúdica e agradável um
ou mais livros da coleção CORPIM de Ziraldo.
Ø Comentar com os alunos o tema
principal dos livros: As partes do corpo e seus
sentimentos,
pensamentos, ações, ideais e planos futuros;
Ø Propor aos alunos que imaginando a voz
de cada parte do corpo respondam perguntas como: Se o nariz falasse, o que ele
diria?
Ø E o dente cariado? E os seus pés
depois de você andar muito? E a barriga quando você come demais?
Ø Após esta etapa, quando o grupo
estiver bastante incentivado pedir que as crianças façam perguntas para as
partes do corpo dos amigos;
Ø Deixar que as crianças expressem suas ideias,
pensamentos, elaborem suas frases, intervindo o menos possível – mas estimulando
sempre, mostrando interesse na brincadeira;
Ø Em um segundo momento o professor deve
propor que a turma divida-se em grupos monte os quebra-cabeças das partes do
corpo;
Ø Deixar que os alunos montem e
desmontem enquanto houver interesse;
Ø É interessante apresentar um cartaz
com as partes do corpo e deixar fixo na sala de aula. Montar bonecos
articulados com as crianças, fazendo-as pintar, e deixar que brinquem a vontade
por algum tempo.
Ø Atividades que envolvam esquema
corporal e órgãos dos sentidos;
Ø Demostrar com a “boca portátil” como
se faz a escovação dos dentes corretamente;
Ø Demonstrar com uma boneca, como se faz
a higiene pessoal;
Ø Montar um painel com figuras de
higiene pessoal;
Ø Atividades com diferentes tipos de
sons;
Ø Atividades lúdicas: jogos,
quebra-cabeças, brincadeiras, etc;
Ø Dramatizar as músicas trabalhadas;
Ø Ouvir diferentes sons e ritmos
musicais;
Ø Reconhecer e identificar os
instrumentos musicais da bandinha;
Ø Tocar os instrumentos musicais da
bandinha;
Ø Confecção de instrumentos musicais com
material reciclável;
Ø Convidar pessoas para tocar
instrumentos musicais:
De
sopro (Matheus Moura e Rodrigo dos Santos Lazzaretti: Clarinete e Bruno dos
Santos Lazzaretti: Saxofone Alto);
De
cordas percutíveis e teclado (Bárbara Bonetti Casagrande: Teclado);
De
aerofone (Marinês Amorim: Acordeom);
De
cordas (Claudinei de Oliveira e Kamile Darol de Oliveira e Karoline Darol de
Oliveira: Violão)
Ø Músicas e histórias diversas;
Ø Desenhar e trocar os desenhos, ouvindo
diferentes sons e ritmos músicas;
Ø Atividades para reproduzir diferentes ritmos, força, velocidade, flexibilidade e equilíbrio;
Ø Recorte;
Ø Pintura;
Ø
Colagem;
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